Durante todo mês de outubro, a Câmara de Vereadores de Veranópolis aderiu ao Outubro Rosa e iluminou a entrada da mesma como forma de conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

É a primeira vez na história que o Legislativo veranense utiliza a iluminação como forma  de conscientizar a população feminina sobre o tema. E a ideia foi do presidente da Casa Legislativa, vereador Cristiano Valduga Dal Pai.

OUTUBRO ROSA

O Outubro Rosa é um movimento internacional que acontece neste mês de outubro em conscientização a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, é válido para a atenção das mulheres quanto à necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também estimula a importância e um olhar espontâneo ao autoexame das mamas.

No Brasil, o décimo mês do ano demorou um pouco mais para chegar. O primeiro sinal do envolvimento com a campanha no país se deu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes cor de rosa, mas somente em 2008 que a movimentação ganhou força em várias cidades brasileiras que abraçaram o Outubro Rosa, fazendo campanhas, promovendo corridas e, assim como no resto do mundo, iluminando os principais monumentos com a cor rosa durante a noite. A maior preocupação continua com o número de mortes por esse tipo de câncer que permanece em alta, especialmente por causa do grande número de diagnósticos tardios, ou seja, já com o câncer em estado avançado.

 

Notícias Gerais - Kid Sangali ()

Venha à Câmara

Av. Dr, José Montaury n° 334, Centro
Veranópolis - RS - CEP: 95.330-000
Horário: Segunda à sexta-feira, das 8h30m às 11h30m e das 13h30m às 17h.

Telefones

Telefone: (54) 3441-1355

Fone/Fax: (54) 3441-5830