A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Veranópolis, Mara Lourdes Garib Guzzo, participou, na manhã da última sexta-feira, dia 06, de reunião do Parlamento Regional da Serra Gaúcha, em Monte Belo do Sul. O encontro contou com 14 presidentes de câmaras dos municípios que compõem a região.

Na parte da tarde, a vereadora Mara acompanhou o II Fórum de Debate do Setor Vitivinícola realizado no Ginásio de Esportes da Escola Pedro Migliorini, também em Monte Belo do Sul. O evento serviu para elaborar uma Carta Aberta com as principais demandas. O documento foi elaborado após o pronunciamento das autoridades e uma contextualização do setor, com a participação de entidades como Sindivinho/RS (Sindicato da Indústria do. Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Estado do Rio Grande do Sul), Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho), Embrapa Uva e Vinho e Comissão Interestadual da Uva.

Itens como dar competitividade ao vinho nacional, frente às facilidade tributárias existentes aos vinhos importados; aprimorar as regras para elaboração de sucos e vinhos coloniais; reformulação da Lei Federal nº 7.678/1988, que trata da circulação e comercialização do vinho e derivados da uva e do vinho; fortalecimento da assistência técnica; inclusão do suco de uva na cesta básica; redução do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) e do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados); além da exclusão do vinho do Regime de Substituição Tributária sobre a cadeia produtiva, entre outras demandas.

Agora a Carta Aberta será levada para esferas em nível estadual e federal, como Ministérios do Governo em Brasília. Uma comissão ainda será criada para acompanhar o andamento do documento.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Monte Belo do Sul.

Notícias Gerais - Kid Sangali ()

Venha à Câmara

Av. Dr, José Montaury n° 334, Centro
Veranópolis - RS - CEP: 95.330-000
Horário: Segunda à sexta-feira, das 8h30m às 11h30m e das 13h30m às 17h.

Telefones

Telefone: (54) 3441-1355

Fone/Fax: (54) 3441-5830